CORO DOS PEQUENOS CANTORES DE SANTO TIRSO

Fundado em Fevereiro de 2014, e dirigido pela Prof.ª Aliona Barbaneagra, originária da Moldávia, o Coro dos Pequenos Cantores de Santo Tirso foi criado com o apoio da Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e da Paróquia de Santa Maria Madalena de Santo Tirso, e tem como objetivos definidos a formação musical para um conjunto alargado de jovens da nossa comunidade a fim de se efetuar a preparação de dois reportórios: um de cariz litúrgico, a ser integrado nas celebrações litúrgicas da comunidade paroquial; outro de cariz mais profano, e que será apresentado em espectáculos/concertos organizados por diversos âmbitos da sociedade.

Para além de divulgar a música coral em todo o concelho de Santo Tirso, pretende ainda partilhá-la com povos de outras localidades, através de intercâmbios que estabelecerá com grupos do mesmo setor etário.

A sua atuação nas missas mensais da catequese contribuiu já para a sua integração no projecto musical “Ensemble Vocal Pro Música “, projeto que envolveu cerca de 200 vozes, num concerto que teve lugar nesta cidade, organizado pelo Coral da Misericórdia de Santo Tirso no dia 5 de Julho de 2014.

Mais recentemente, foi convidado pela Câmara Municipal de Santo Tirso a participar na cerimónia de abertura da “ Animação Natalícia “; participou num concerto de Natal organizado pelo Coro da Misericórdia de STS, e a convite do Rotary Clube de STS participou num espectáculo de beneficência para crianças desfavorecidas.

Aliona Barbaneagra (Direcção Artística)

Nasceu em Dubasari, República da Moldávia.

Iniciou os seus estudos musicais com 7 anos numa Escola de Música na classe de piano. Concluiu o curso de Pedagogia Musical na Escola Superior de Educação de Chisinau(capital), da Rep. da Moldávia. Obteve o grau de licenciatura em Pedagogia Musical e Direcção Coral na Academia da Musica, Teatro e Artes Plásticas.

Lecciona no Colégio de Lourdes as disciplinas de Educação Musical 2º ciclo e Música no âmbito das Actividade Extracurriculares do pré-escolar e 1º ciclo.

Desde Março de 2014, é maestrina do Coro Pequenos Cantores de Santo Tirso.