COVID-19

O Estigma e a Discriminação

Nesta fase de mitigação, é importante combatermos o estigma e a discriminação relativamente aos portadores de COVID-19. Poderemos vir a ser nós! 


O Plano de Contingência Covid-19

O Plano de Contingência Covid-19 em funcionamento na Misericórdia de Santo Tirso poderá ser visualizado em http://bit.ly/2IxC7wv


Microsite DGS dedicado ao COVID-19

A DGS criou um "microsite" dedicado ao COVID-19, que se encontra em permanente atualização e que pode ser consultado aqui: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

O QUE É O COVID-19?

Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. 
O novo coronavírus, designado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado antes em seres humanos. 

COMO SE TRANSMITE

As vias de transmissão ainda estão em investigação. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores

COMO SE PODE PROTEGER

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
- Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo).
- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão ou usar solução à base de álcool. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes.
- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca.
- Evitar partilhar comida e outros bens pessoais.
- Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

SINAIS E SINTOMAS

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte

O QUE FAZER SE APRESENTAR SINTOMAS

- Ficar em casa caso esteja doente.
- Ligar para SNS24 – 808 24 24 24 e seguir as recomendações.