28.04.2017

Aprender a acolher os refugiados

A Associação Comercial de Santo Tirso deu a conhecer a realidade portuguesa aos parceiros transnacionais do Projeto Erasmus+ do qual são promotores em Portugal.

Durante os dias 18 a 22 de Abril, a Associação Comercial de Santo Tirso deu a conhecer a realidade portuguesa aos parceiros transnacionais do Projeto Erasmus+ do qual são promotores em Portugal, que visa desenvolver metodologias de acolhimento, formação e integração de refugiados para entidades que estejam envolvidas nesta problemática.

No âmbito da parceria do acolhimento de refugiados em Santo Tirso, a Misericórdia recebeu os parceiros da Estónia e Noruega do Projeto promovido pela ACIST, no dia 20 de Abril, no Centro Eng. Eurico de Melo na presença do Provedor e da Diretora de Serviços Sociais e Qualidade que apresentaram a instituição e o seu enquadramento da intervenção comunitária com minorias étnicas e culturais. Esta jornada de trabalho foi dedicada à apresentação de metodologias de formação em línguas pelos parceiros da Estónia, cujo interesse abrange todos os técnicos que interagem com os refugiados e precisam de comunicar com eles, de modo a facilitar a sua integração.

Para além dos parceiros locais do acolhimento de refugiados, foram convidados a estar presentes na formação, as escolas e outros organismos que contactam com as 3 famílias de refugiados acolhidas em Santo Tirso, bem como a equipa técnica da Casa de Abrigo da Misericórdia que por vezes acolhe vítimas estrangeiras e vivencia as dificuldades de comunicação com pessoas que não dominam o inglês ou francês.

O almoço de trabalho resultou num momento de descontração e de partilha de experiências entre os presentes, precedida por uma visita às valências da instituição.

A tarde formativa foi igualmente enriquecedora, permanecendo a espectativa de que é importante aprendermos a receber os refugiados com respeito e tolerância pela sua cultura e vivência.