10.12.2019

Palestra “O Amor É” com Júlio Machado Vaz

Cerca de 320 participantes assistiram, com muito entusiasmo, à Palestra “O AMOR É” com o Professor Júlio Machado Vaz.

O Auditório “Centro Engº Eurico de Melo” quase não foi suficiente para acolher os cerca de 320 participantes que assistiram, com muito entusiasmo, à Palestra “O AMOR É” com o conhecido sexólogo, psiquiatra e autor, o Professor Júlio Machado Vaz.
Este evento, organizado pela Misericórdia de Santo Tirso, integrou as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que o Grupo Temático da Violência Doméstica da Rede Social de Santo Tirso promoveu (e do qual a Instituição integra) e teve como objetivo abordar o amor e as suas dualidades nas relações não violentas. Em representação da Mesa Administrativa marcaram presença o Provedor da Instituição, Sr. José dos Santos Pinto e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Joaquim Couto, e os Mesários Dr. Duarte Gonçalves e Prof. Fernanda Torres.
 Assim, ao mesmo tempo que foi apresentado o novo livro “À Escuta dos Amantes – Memórias e Labirintos de um Ouvidor”, a conversa fluiu num ambiente intimista, muito descontraído e envolvente, contando ainda com a moderação da jornalista da RTP1, Cristiana Freitas. O seu papel foi crucial para orientar a conversa, conduzindo as perguntas que foram respondidas por Júlio Machado Vaz com toda a sua experiência profissional, no seu discurso simples, sábio e bem-disposto. Os temas abordados andaram à volta do amor vivido no dia-a-dia, nas relações difíceis, nos casamentos e no namoro, atualmente muito alimentados pelas novas tecnologias e redes sociais, obrigando a uma adaptação constante a novos modelos de proximidade.
 Sem dúvida que muito ficou por conversar e perguntar, mas o tempo de duração da Palestra, no dia 20 de novembro, que coincidiu num dia de semana, não foi bastante para fazer face ao interesse dos participantes durante o debate. 
A encerrar o evento decorreu ainda a esperada sessão de autógrafos. A acompanhar a iniciativa, destacou-se ainda a exposição MARIAS SEM MEDO, organizada pela Casa Abrigo “D. Maria Magalhães”, composta por 12 fotos de mulheres nas suas histórias de violência e trajetos de superação. Sem dúvida que a Misericórdia viveu uma noite que ficará orgulhosamente perpetuada na memória daqueles que se envolveram e participaram no evento.