25N – Santo Tirso contra a Violência de Género
Em 2024, a Misericórdia de Santo Tirso lançou uma campanha de prevenção e erradicação da tolerância social para com as várias manifestações de VM/VD (violência contra as mulheres/violência doméstica) e da sensibilização da comunidade na promoção de uma cultura de não violência, direitos humanos, igualdade e não discriminação. A ACIST – Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso e a empresa Grandes Planos foram as entidades parceiras que permitiram que a campanha tivesse uma voz mais forte junto da comunidade Tirsense.
Em 2025, a iniciativa 25N consolidou-se. Pela cidade escrevem-se mensagens de não tolerância à violência contra as mulheres, de novo com o envolvimento da Grandes Planos e da ACIST, às quais se juntou o Futebol Clube Tirsense e, ainda, várias entidades de primeira linha de intervenção e combate à violência doméstica: Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Tribunal Judicial de Santo Tirso, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.
Os estabelecimentos comerciais e de restauração de Santo Tirso e o F. C. Tirsense alertam para a importância da comunidade e da população no combate a este flagelo.
Na lapela dos casacos lêem-se as mesmas mensagens.
As ambulâncias transportam palavras de ordem e os edifícios sustentam a luta contra a violência de género.
As instituições juntam-se à iniciativa, desempenhando um papel fundamental na identificação, encaminhamento, proteção e apoio às vítimas de violência doméstica.
SERÁ VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?
Faça o teste em
www.amcv.org.pt / mulheres / violencia-domestica
SERVIÇOS DE APOIO
Iniciativa: