Jardim de Infância

Inaugurado em 1984, este estabelecimento educativo acolhe cerca de 120 crianças distribuídas por diferentes serviços: Creche (dos 4 meses aos 2 anos de idade) e Pré-escolar (dos 3 aos 5 anos de idade). A estrutura foi criada a pensar no desenvolvimento integral das crianças, dispondo de espaços amplos e com luz natural.

Projeto Pedagógico 2022/2023

Plano de Atividades Outubro

Creche

A creche é uma valência que se destina a proporcionar o bem-estar e desenvolvimento de crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade, num clima de segurança afetiva e física, através de um acompanhamento personalizado e da colaboração estreita com a família, numa partilha de cuidados e responsabilidades. Para além de garantir os cuidados básicos, conforto e segurança, esta resposta social beneficia de acompanhamento técnico e de atenção particular aos sinais e progresso manifestados pela criança, de modo a estimular as suas capacidades cognitivas e afetivas. A valência, com Acordo com a Segurança Social (alargado em 2015 para mais uma sala heterogénea), tem capacidade para 58 crianças e é dotada de espaços independentes, reservam um ambiente tranquilo para as crianças, não obstante integrarem o equipamento do jardim de Infância com a valência Pré-escolar e de partilhar alguns espaços físicos.

Plano de Ementas IC Creche - Outubro 2023

Pré-escolar 

Desde 1984, os serviços prestados por este estabelecimento educativo assumem as seguintes atribuições:

  • Promover o desenvolvimento integral das crianças, através do aproveitamento das suas potencialidades;
  • Colaborar com a família na educação e promoção da saúde e bem-estar das crianças;
  • Estimular o convívio entre as crianças, como forma de integração social;
  • Assegurar os cuidados de higiene e alimentação adequados à idade da criança;
  • Preparar a transição da criança para o ensino básico.

A valência Pré-escolar tem Acordo de Cooperação com aSegurança Social e Ministério da Educação para 69 crianças, tentando ser exímia no acompanhamento do desenvolvimento das crianças dos 3 aos 5 anos de idade.

Plano de Ementas IC - Outubro 2023

Entrada
Exterior do Polivalente
Vista Parcial do Recreio
Vista do Recreio
Vista do Recreio
Gabinetes Técnicos
Sala
Hall de Acolhimento
Hall de Acolhimento

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
De onde vem o leite? E os ovos? O chocolate faz mal à saúde? Numa animada conversa com a Nutricionista da Misericórdia, conheçam as sábias respostas de 2 grupos de crianças do nosso Jardim de Infância.