Grupo Coral

Fundado em Outubro de 1998, e sempre dirigido pelo Prof. José Manuel Pinheiro, interpreta vários géneros musicais que vão da música erudita aos espirituais negros, passando ainda pela música popular de vários países.

Além de divulgar a música coral em todo o concelho de Santo Tirso, tem dado concertos em várias localidades do País como: Porto, Barcelos, V.N. Famalicão, Gouveia, Dume, Lousado, Fundão, Mira D’Aire, Chaves, Bragança entre outros.

Internacionalmente de registar, a sua participação em concertos musicais em Espanha: “Pontevedra; Ourense e Soto del Barco“.

Organizou vários concertos como: “ I Encontro de Coros das Misericórdias; I Encontro de Coros Ibérico, concerto com os Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra; Ensemble Vocal Pro Música; Sociedade Polifónica de Pontevedra - Espanha; Grupo White Soul; Coro S. Pedro de Soto del Barco – Astúrias; Coro de Verin; Coral Casino Carballiño – Ourense, Coral Polifónica Auria Canta -Ourense, entre outros.  

Inserido no projecto “Ensemble Vocal Pro Música“, projecto musical que envolve cerca de 200 coralistas de vários grupos orientados pelo Maestro José M. Pinheiro, percorreu vários lugares no Norte do País, com particular destaque para os concertos realizados na Sé de Braga e nos Claustros do Mosteiro da Igreja de Santo Tirso.

Professor José manuel Pinheiro (Maestro)

Nasceu em S. Mamede de Infesta – Matosinhos. Frequentou o curso de Engenharia Electrónica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, curso que abandonou para se dedicar exclusivamente à música.

Concluiu no Conservatório Nacional o Curso Superior de Composição com elevada classificação, e frequentou no Conservatório de Música do Porto o Curso Superior de Piano e parte do Curso Geral de Violino e Canto. Concluiu com distinção o Mestrado em Choral Education na Universidade de Surrey Roehampton – Londres.

Na área da música e da pedagogia frequentou, a convite da Yamaha Music Foundation e de outras instituições musicais, cursos em Espanha, Inglaterra, Holanda e Áustria. Lecciona no Conservatório de Música do Porto a disciplina de Acústica Musical e Organologia e no Curso de Música Silva Monteiro a disciplina de Classes de Conjunto – Coro.

Trabalhou direcção de coro e orquestra com os maestros Colin Durrant, Denis Dupays, Gregory Roses, atti Hyõkki (Academia Sibelius Finlândia), Mike Brewer (National Youth Choir of Great Britain), Peter Erdel, Ralph Allwood (EtonCollege-National Youth Choir of Wales) e Wassil Amaudov.