30.10.2023

Congresso Maioridades

Decorreu no dia 27 de outubro, no Auditório “Centro Engº Eurico de Melo” o evento “Maioridades”, uma iniciativa promovida pela Misericórdia de Santo Tirso e produzida pela Idioteque. 
Tendo como objetivo promover o conhecimento sobre vários ciclos da vida, nomeadamente o envelhecimento, esta primeira sessão centrou-se no tema «Cancro no Envelhecimento» e contou com a presença de Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, e Elsa Logarinho, investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S). 

Foram debatidos assuntos como o cancro geriátrico, prevenção e diagnóstico, a solidão e a depressão no idoso ou o impacto da sua doença na família (a nível social, financeiro e psicológico). O debate centrou-se ainda nas transformações sociais vividas atualmente e que deveriam ser alvo de alteração/revisão de modelos de comportamento para adoção de um estilo de vida mais saudável, retardando o envelhecimento e, consequentemente, preservando a juventude.
O evento, dirigido à comunidade e de entrada livre, contou com a presença de aproximadamente 180 participantes, numa noite aquecida pela voz do músico tirsense, Dan Riverman.