09.11.2022

Exposição “Mulheres de Azul”

Entre os dias 01 e 20 de novembro decorre na Câmara Municipal de Santo Tirso a Exposição “Mulheres de Azul” integrada no âmbito das comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se celebra a 25 de novembro.

Mulheres de Azul retrata a forma como cada uma dessas mulheres se vê e aquilo que hoje as define como pessoas. Retrata um momento particular da sua história pessoal, que se faz de mudança e de oportunidade.

Trata-se de um trabalho de representação e de identidade. Combinando a fotografia com a cianotipia, convidamos a mulher fotografada a intervir na composição e impressão da sua imagem, acrescentando-lhe elementos que dizem de si.

Libertas dos seus pesados testemunhos de violência e iluminadas pelos novos projetos, sonhos e perspetivas. Expondo não tanto as fragilidades e circunstâncias que as trouxeram à Casa Abrigo, mas as forças que reconstroem e levam daqui.

Num resultado único e irrepetível, que materializa e incorpora beleza na sua atuo-imagem. Sempre em azul. Azul do que nos transcende e do que nos excede.

Azul do céu, do mar e da imensidão.

De azul sereno. De azul esperança.