25.04.2020

Ponto de Situação Institucional

Ponto de Situação Institucional

Atualização Institucional (25.04.2020)

“Nunca tantos procuraram tanto e souberam tão pouco.”
(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 25.04.2020)

Começamos esta nota dando conta do falecimento de dois dos nossos estimados utentes. A primeira perda aconteceu esta madrugada no Lar Dra. Leonor Beleza, a utente tinha 97 anos, estava em situação de grande dependência e positiva para a COVID-19. No Lar José Luíz d’Andrade faleceu um outro utente, aos 88 anos de idade. Também se encontrava em situação de grande dependência, mas estava negativo para a COVID-19. Muito lamentamos e reiteramos as nossas condolências às famílias.

Em ambos os lares continua a aumentar o número de colaboradores e utentes recuperados. No Lar Dra. Leonor Beleza contam-se já 8 colaboradoras e 5 utentes. O Lar José Luíz d’Andrade, onde esta pandemia chegou mais tarde, soma agora um total de duas colaboradoras e um utente recuperados.

Informamos também que recebemos hoje 35 resultados do total de testes efetuados aos colaboradores da Casa de Repouso de Real, todos eles negativos.

Tendo tido conhecimento de uma publicação caluniosa que circula nas redes socias relativa a colaboradores da nossa Instituição, e a bem da sua defesa, lembramos que a Misericórdia de Santo Tirso integra diversos serviços e setores em diferentes estruturas físicas. Ou seja, muitos dos nossos colaboradores não prestam cuidados diretos aos utentes ou sequer prestam serviço nas valências residenciais. Posto isto, repudiamos quaisquer tentativas de escrutínio no sentido de denegrir a imagem daqueles que de forma responsável e abnegada persistem na linha da frente.

Em 2020, no dia em que Portugal celebra a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, vivemos tempos de incerteza, mas nunca perdemos a determinação e a esperança.

Permanecemos unidos.
Somos todos Misericórdia!