12.05.2020

Ponto de Situação Institucional

Ponto de Situação Institucional

Na nossa Nota Informativa do passado dia 9 referimos a ausência de orientações precisas sobre as novas normas de funcionamento das creches.

Reiteramos que preparamos um Plano de Contingência para a nossa Creche e Pré-Escolar, tendo estruturado novos procedimentos para garantir a segurança das crianças, dos colaboradores e das famílias.

Todos os colaboradores em contacto com as crianças serão previamente testados ao COVID-19. Adicionalmente, o edifício foi sujeito a desinfeção/descontaminação a expensas próprias da instituição, com recurso a uma empresa certificada, garantindo as condições de segurança higiosanitárias.

Contudo, é nosso entendimento que as valências referidas são espaços de afetos, brincadeira, cuidado e aprendizagem. Não é possível que as crianças não manifestem afetos e evitem o contacto social, nem é pedagógico inibi-las de o fazerem. Uma criança que chora, precisa de colo. Toda a criança precisa de ajuda, de apoio, de mimo, de partilhar.

Atendendo a esta nossa consideração, à comunicação tardia das orientações gerais da DGS e ao número reduzido de inscrições para o período de 18 a 31 de maio (5 inscrições), adiamos a reabertura do nosso Jardim de Infância.