CORO DOS PEQUENOS CANTORES DE SANTO TIRSO

Fundado em Fevereiro de 2014, e atualmente dirigido pela maestrina Elisabete Neto, o Coro dos Pequenos Cantores de Santo Tirso foi criado com o apoio da Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e da Paróquia de Santa Maria Madalena de Santo Tirso. Tem como objetivos definidos a formação musical para um conjunto alargado de jovens da nossa comunidade, a fim de se efetuar a preparação de dois reportórios: um de cariz litúrgico, a ser integrado nas celebrações litúrgicas da comunidade paroquial; outro de cariz mais profano, e que será apresentado em espetáculos/concertos organizados por diversos âmbitos da sociedade.

Para além de divulgar a música coral em todo o concelho de Santo Tirso, pretende ainda partilhá-la com povos de outras localidades, através de intercâmbios que estabelecerá com grupos do mesmo setor etário.

A sua atuação nas missas mensais da catequese contribuiu já para a sua integração no projeto musical “Ensemble Vocal Pro Música “, projeto que envolveu cerca de 200 vozes, num concerto que teve lugar nesta cidade, organizado pelo Coral da Misericórdia de Santo Tirso no dia 5 de Julho de 2014.

Desde então destacam-se participações nalguns eventos, tais como: a cerimónia de abertura da “Animação Natalícia”, no Concerto de Natal organizado pelo Coral da Misericórdia, num espetáculo de beneficência para crianças desfavorecidas a convite do Rotary Club de Santo Tirso.

Desde 2017, têm sido presença assídua em eventos cultuais e Eucaristias de Aniversário da ISCMST, nos Concertos comemorativos de Aniversário do Coral da Misericórdia, nas Festas de S. Bento, em Concertos de Ano Novo e de Reis, tendo o último decorrido em janeiro de 2020, na Igreja de Santa Cristina do Couto.

Os ensaios do Coro dos Pequenos Cantores decorrem no Auditório “Centro Eng.º Eurico de Melo”, às 4ªs feiras, pelas 18h30. Neste momento, estes ensaios encontram-se suspensos na sequência da pandemia Covid-19.

Queres participar em concertos, cantar e divertir-te? Contacta-nos através do seguinte email: coro.jovens@iscmst.pt

Elisabete Neto (Direção Artística)

Elisabete Neto é residente em Santo Tirso, licenciada em Ciências Sociais e colaboradora da Misericórdia de Santo Tirso. Desde março de 2019 é a nova Maestrina do Coro de Pequenos Cantores de Santo Tirso, tendo sucedido à Prof. Aliona Barbaneagra que dirigiu o Grupo entre 2014 e 2018.

Iniciou os seus estudos musicais no CCM (Centro Cultural e Musical das Caldas da Saúde) com 12 anos, tendo frequentado o Conservatório de Braga e concluído os seguintes graus: 7º grau de Formação Musical; 4º Piano; 2º ano de História da Música e 2º ano de Composição.
Beneficiou de Aulas de Direção de Coro com o Dr. Domingo Peixoto, Pe. Manuel Simões e Pe. Henrique Faria. Teve Aulas de Canto com a Prof. Maria Ana Fleming. Toca piano, órgão entre outros instrumentos musicais.

Foi Coralista no Coro e Orquestra do Centro Cultural e Musical das Caldas da Saúde.

Acumula ainda competências profissionais e desenvolvimento de excelência na área da Musicoterapia, onde durante vários anos dinamizou sessões com crianças, idosos e adultos dependentes nas diferentes valências da Misericórdia de Santo Tirso (UCC, lares residenciais e CCG).

No Centro Comunitário de Geão (CCG) foi Maestrina do Atelier Musical (dirigido a crianças dos 3 aos 12 anos) bem como do Grupo Coral de Idosos.

Foi Fundadora e Maestrina do Grupo Coral Juvenil de Areias – ADONAI, sendo responsável pela Direção Técnica e Artística dos 40 membros do grupo que tinham idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos.

Dinamiza ainda o Grupo Musical de Colaboradores da Misericórdia de Santo Tirso nos seus diversos eventos comemorativos.