Plano de Funcionamento J. Infância

A fim de salvaguardar o controlo epidemiológico e o bem-estar das crianças, agradecemos a todos os Encarregados de Educação que cumpram as seguintes recomendações:

O Jardim de Infância irá retomar o funcionamento com as condições exigidas pelas orientações governamentais, agradecendo o cumprimento das normas apresentadas e a vossa compreensão para eventuais constrangimentos pelo funcionamento transitório. 

RECOMENDAÇÕES DE SAÚDE

  • Não ocultar sintomas, comunicando SEMPRE à educadora responsável o estado de saúde da criança ou familiar direto;

  • Toda e qualquer medicação que tenha que ser dada à criança só será administrada pelo responsável de sala com uma cópia da prescrição médica, com o frasco/medicamento devidamente identificado com nome da criança, sala que a criança frequenta. A dosagem e hora de administração do medicamento deve ser enviada por e-mail para o JI juntamente com fotocópia da receita médica. (Não será administrado qualquer tipo de medicamento se não forem respeitadas estas orientações)

  • Quando houver necessidade de administração de ben-u-ron /brufen no domicilio, é favor comunicar sempre à Educadora responsável o motivo.

  • Perante um caso suspeito este deve ser encaminhado para a área de isolamento, contactado o encarregado de educação para levarem a criança e contactarem o SNS 24, reforçar-se a desinfeção de superfícies, recolher os resíduos e informar todos os encarregados de educação da existência de caso suspeito.

  • Em caso de sintomatologia sugestiva (febre, tosse, falta de ar…) será efetuado contacto telefónico com o encarregado de educação que terá que vir buscar o seu educando, o mais rápido possível, no máximo 30 minutos. A criança permanecerá na área de isolamento com as medidas de segurança instituídas no Plano de Contingência da instituição.

  • A criança que esteve em casa por doença só deverá regressar ao jardim-de-infância com declaração médica que ateste que está em condições de saúde para frequentar o JI.

MATERIAL NECESSÁRIO PARA O REGRESSO AO JI 

  • 4 Mudas de roupa completas (creche) (dentro de sacos plásticos separados);

  • 2 Mudas de roupa completas (pré-escolar) (dentro de sacos plásticos separados);

  • 1 Peça de fardamento (bata / t-shirt / polo) lavada TODOS OS DIAS;
    (dentro de um saco plástico para ser vestida no interior do JI)

  • 1 Calçado alternativo que ficará na instituição (Crock’s) (prático e de fácil higienização);

  • 1 Cantil para a água, higienizável e identificado com o nome e idade da criança, que ficará na instituição;

ACESSO AO JI 

  • A entrada (de carro ou a pé) deverá continuar a ser realizada na entrada principal (Centro Eng. Eurico de Melo) utilizando a zona de estacionamento de forma adequada, cívica e permanecer o menos tempo possível na instituição.

  • Alertamos para o cumprimento de todas as medidas da DGS e do Plano de Contingência da Instituição, nomeadamente, de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos (solução alcoólica) e utilização de máscara na recepção e entrega das crianças.

  • De preferência, deverá ser sempre o mesmo adulto (familiar) a entregar / buscar a criança.

  • Horário de funcionamento transitório: 8 horas às 17 horas, definido tendo em conta a média dos horários praticados durante o ano e a fim de garantir às crianças uma adaptação gradual ao novo funcionamento, o tempo estritamente necessário de permanência no JI, tal como recomenda a DGS.
    A entrada nunca deverá ser posterior às 9:30 para não prejudicar o funcionamento e as atividades desenvolvidas. Caso a criança não possa frequentar o JI, deverá ser estabelecido um contacto telefónico com a Educadora de sala até às 9:30, apresentando o motivo. Agradecemos o respeito pelos horários estabelecidos e normas emanadas, de modo a garantirmos a segurança de todos.

  • É obrigatório o uso de bata / t-shirt / polo da instituição e terá que ser trocada diariamente.
    (no final do dia o colaborador coloca o fardamento utilizado num saco e entrega ao encarregado de educação para ser higienizado);

  • Não será permitida a entrada de objetos pessoais (brinquedos, mochilas, objetos de transição…) nem de alimentos (a instituição assegura o reforço alimentar entre as 8:00 e as 9:30, durante este período);

SALA BEBÉS / ANO / HETEROGÉNEA E 4 ANOS

  • Entram pela porta principal de acesso ao jardim-de-infância.

  • A receção e a entrega da criança ao final do dia será feita por um dos responsáveis de sala (educadora ou auxiliar). Neste momento será, na presença dos pais, medida a temperatura e recebidos os recados necessários;

  • Dentro do Hall do jardim-de-infância (área suja) só entrará um encarregado de educação de cada vez permanecendo os restantes no exterior com o devido distanciamento social.

SALA 2 ANOS / 3 ANOS / 5 ANOS

  • Entram pelo portão de acesso ao recreio exterior.
    (Este percurso é feito pelo passeio junto aos serviços administrativos)

  • A receção e a entrega da criança ao final do dia será feita por um dos responsáveis de sala (educadora ou auxiliar). Neste momento será, na presença dos pais, medida a temperatura e recebidos os recados necessários;

  • O encarregado de educação deverá aguardar no portão do lado de fora, que a responsável de sala (educadora ou auxiliar) vá buscar a criança, com o devido distanciamento social.

ORGANIZAÇÃO DAS SALAS

Todas as salas foram organizadas e adaptadas tendo em conta os grupos (faixa etária), as rotinas e os materiais necessários. De forma a minimizar um possível contágio, tivemos que adaptar a realidade do dia-a-dia reformulando espaços em função das especificidades dos grupos.  

CRECHE

  • SALA BEBÉS

As atividades e rotinas serão feitas todas dentro da sala.
As atividades de carácter pedagógico serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. Os bebés só terão que sair da sala para a higiene pessoal (acesso por dentro do dormitório) e para ir ao recreio (espaço exclusivamente destinado a este grupo).

  • SALA ANO

As atividades e rotinas serão feitas todas dentro da sala.
As atividades de caracter pedagógicas serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. Será criado um espaço de refeição dentro da ala da creche onde as crianças almoçam de forma alternada.
O momento da higiene pessoal da sala do ano é feito na sala das mudas da creche em horário alternado com a sala dos bebés sempre, após higienização do mesmo.
As crianças irão ao recreio exterior em horário desfasado das outras duas salas de creche.

  • SALA HETEROGÉNEA

As atividades e rotinas desta sala passarão a ser feitas na sala laranja (deste grupo a partir de setembro).
As atividades de caracter pedagógicas serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. A refeição será feita no refeitório em horário alternado com a sala dos 2 anos (os espaços serão higienizados antes e após serem utilizados).
A higiene pessoal será feita no WC da Creche em horário desfasado com a sala 2 Anos (com a devida higienização). A hora do sono será feita na própria sala.
As crianças irão ao recreio exterior em horário próprio desfasado das outras duas salas de creche.

  • SALA 2 ANOS

As atividades e rotinas desta sala passarão a ser feitas na sala azul (deste grupo a partir de setembro).
As atividades de caracter pedagógicas serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. A refeição será feita no refeitório em horário alternado com a sala heterogénea (os espaços serão higienizados antes e após serem utilizados).
A higiene pessoal será feita no WC da Creche em horário desfasado com a sala Heterogénea (com a devida higienização).
A hora do sono será feita na própria sala.
As crianças irão ao recreio exterior em horário próprio desfasado das outras duas salas de creche.

PRÉ-ESCOLAR

  • SALA 3 ANOS

As atividades e rotinas desta sala passarão a ser feitas na sala verde.
As atividades de carácter pedagógico serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. A refeição e a hora do sono serão feitas no próprio espaço, devidamente higienizado na mudança de função.
O espaço físico permite que o grupo possa realizar a higiene pessoal, já que possui WC.
As crianças irão ao recreio exterior em horário desfasado das outras duas salas de pré-escolar, respeitando a delimitação dos espaços.

  • SALA 4 ANOS

As atividades e rotinas desta sala passarão a ser feitas na sala polivalente.
As atividades de carácter pedagógico serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. A refeição e a hora do sono serão feitas no próprio espaço, devidamente higienizado na mudança de função.
A higiene pessoal deste grupo será feita na casa de banho mais próxima do espaço polivalente.
As crianças irão ao recreio exterior em horário desfasado das outras duas salas de pré-escolar, respeitando a delimitação dos espaços.

  • SALA 5 ANOS

As atividades e rotinas desta sala passarão a ser feitas na sala vermelha.
As atividades de carácter pedagógicas serão feitas, sempre que possível, em pequenos grupos ou individualmente. A refeição será feita na própria sala, devidamente higienizado na mudança de função.
A higiene pessoal deste grupo de crianças será feita na casa de banho próxima da sala e será exclusiva para este grupo.
As crianças irão ao recreio exterior em horário desfasado das outras duas salas de pré-escolar, respeitando a delimitação dos espaços.

ATIVIDADES SUSPENSAS

Tendo em conta o Plano de Contingência da instituição e Orientações propostas pela Direção Geral de Saúde, algumas das rotinas terão que ser suspensas, tais como: atividades extracurriculares; comemoração de datas festivas e atividades de grande grupo; visitas de estudo/visitas de exterior; bem como, a escovagem de dentes para os grupos de pré-escolar; 

Agradecemos a vossa compreensão para as orientações apresentadas, que em caso de incumprimento, darão lugar à inibição da frequência da criança. Pela segurança de todos, agradecemos o esforço!